sábado, 4 de agosto de 2018

Gripe e doenças respiratórias, um incomodo e um perigo que nos ronda.


Gripe e doenças respiratórias, um incomodo e um perigo que nos ronda.


Olá a todos do blog, hoje falaremos de doenças respiratórias em especial das Influenzas sendo que elas estão ganhando força, na região Sudeste e tivemos uma morte registrada aqui no Sul de Minas, estamos tendo muitos casos de gripe e problemas respiratórios causados pela ausência de chuvas, derrubando os índices de humidade do ar, além das baixas temperaturas que cooperam para propagação do vírus da gripe e crises alérgicas.


Fonte: Google Imagens

As pessoas muitas vezes ficam mais fechadas, não buscando abrir janelas e portas, dificultando a entrada de ar limpo fazendo com que a poeira e ácaros se proliferem. As pessoas também acabam se aglomerando e muitas vezes as doenças respiratórias e gripes vão se propagando no ar de maneira que as pessoas ficam bem mais expostas com o tempo observamos um grande perigo envolvendo as gripes, pois está ocorrendo uma mutação no vírus delas que são as influenzas. 


Fonte: Google Imagens

Em 2009, foi detectado no Brasil a Influenza A, H1 N1, vírus que foi responsável por mortes e uma grande epidemia nos Estados Unidos neste mesmo ano. Agora, essa influenza evoluiu a ponto que adquiriu um subtipo, H3 N2, chamada de Influenza B.


Fonte: Google Imagens

Ainda se têm a Influenza C essa última, é a gripe mais comum, aquela que conhecemos afetando de maneira mais branda o corpo e o sistema respiratório. A influenza A é a gripe suína, a qual enfrentamos em 2009 cujos os sintomas se não forem tratados podem levar a morte. Quanto a influenza B podemos dizer que é uma mutação do H1 N1 só que um pouco mais severa, o seu vírus é mais parecido com o que os americanos enfrentaram.


Fonte: Google Imagens

A doença afeta a todos, mas sempre devemos tomar mais cuidado com as crianças especialmente de colo, e os idosos que são quem mais sofrem com essas doenças em especial com complicações pulmonares como bronquites e pneumonia.


Fonte: Google Imagens

O que podemos fazer para nos precavermos em primeiro lugar é a vacinação pois hoje tanto nos postos de saúde quanto em clinica privadas é possível encontrar as vacinas que na maioria dos casos protegerá tanto da influenza A quanto a B. Na rede públicas as vacinas são distribuídas gratuitamente para alguns grupo de pessoas como, os professores, profissionais de saúde, doentes crônicos, com diabetes e outras doenças. 

Fonte: Google Imagens

Embora algumas pessoas não deem importância a vacina ou ainda tenham algum receio ela é importante pois quando tomamos qualquer vacina o vírus é injetado em nosso organismo em algumas vezes, inerte ou em pequena quantidade para que o sistema imunológico de nosso organismo possa conhecer aquele vírus sendo capaz de gerar anticorpos capazes de combater aquele vírus. Na maioria dos casos muitas pessoas reclamam ficar doentes após tomarem a vacina, mas isso é normal pois como vimos é injetado o vírus mas a intensidade da doença será muito menor, protegendo a pessoa de alguma complicação pior que o vírus possa causar.


Fonte: Google Imagens

Além de vacinas alguma atitudes simples também vão nos ajudar muito a evitar tanto a gripe como outras doenças respiratórias dessa época de inverno e tempo seco, como beber bastante água, mesmo que tenhamos frio devemos abrir as janelas de nossas casas ou local de trabalho para que haja uma circulação de ar, evitando o ambiente fechado, devemos tomar o cuidado de lavarmos sempre as mãos e ainda evitar o compartilhamento de objetos pessoais como escova de dentes, copos e outros, embora pareça obvio não nos esquecermos de dicas básicas de higiene, como ao tossirmos colocar a mão na frente da boca, para evitar espalharmos saliva e lançarmos partículas de vírus ao longe no ar, lavarmos as mãos, não esfregar os olhos caso as mãos não estejam lavadas e ainda evitar se possível aglomeração de pessoas.


Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens


Um hábito que foi muito propagado na época da influenza A, era o uso do álcool gel para higienizar as mãos, de maneira que devemos lembrar que ele é um grande aliado para prevenção, higienizando as mãos.


Fonte: Google Imagens

Portanto vamos fazer a nossa parte pois o governo está disponibilizando vacinas, mas cabe a cada um de nós, em primeiro procurar as vacinas e depois tomar alguns cuidados básicos que nos farão passar melhor esse inverno e com a graça de Deus sem que fiquemos doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos cachorros, mais que amigos e companheiros  Olá a todos, estou escrevendo esse texto para o nosso blog que é um espaço onde vou ...