terça-feira, 10 de julho de 2018

LibreOffice nova experiencia


Novas experiencias com Softwares 




 
Olá a todos, neste momento gostaria de compartilhar com vocês algumas experiências que estou tendo com alguns softwares alternativos em meu computador. 
 

Bom, estava eu estudando alguns temas para concursos quando vi que a maioria das empresas e repartições públicas utiliza a suíte de aplicativos LibreOffice ou OpenOffice ao invés do Microsoft Office, pelo custo de cada licença. 
 

Embora a Microsoft de acordo com o site, disponibilize o Office 365 tanto para uso doméstico e empresarial com diferentes pacotes e valores de assinaturas que vão desde valores mensais até anuais de assinatura, as empresas públicas utilizam e pedem nas provas as suítes de aplicativos citadas. 
 

Então após assistir alguns vídeos sobre elas decidi baixar para testar, sendo o que faço nesse momento, enquanto digito esse texto. 
 

Só tem alguns dias que estou testando em minhas atividades que se resumem em digitar textos, e fazer alguma planilhas de controle de orçamento simples. 
 

Por hora, estou gostando bastante pois você pode deixar tanto o Microsoft Office como o Libre Office instalados em sua máquina e ainda o Download não é demorado pois são apenas 204 MB para uma suíte que entrega: 
 

LibreOffice Writer

Editor de texto, nele você processa os textos, formatação, fontes, tabelas, enumeração de páginas, tabelas, inserir fotos entre outros. O programa também salva em diversos formatos de maneira que os textos produzidos fiquem compatíveis com o Microsoft Word e ainda salva arquivos em PDF.

 
LibreOffice Calc

Editor de Planilhas, nele você pode fazer suas tabelas, cálculos e inserir fórmulas, entre outras funções. Assim como o Writer você pode salvar em diversos formatos deixando suas planilhas compatíveis com o Microsoft Excel.


LibreOffice Impress

Com ele, você conseguirá fazer as apresentações de slides e trabalhos. Assim como no Microsoft Power Point possui modelos de apresentações e layouts úteis para auxiliar na formatação das apresentações. 


 
LibreOffice Draw

O Draw não possui um aplicativo equivalente na suíte office, pois ele é voltado a uso de imagens como se fosse um editor confesso que ele ainda não utilizei. 

 
LibreOffice Base

É utilizado para se fazer banco de dados, assim como o Microsoft Access. 

 
LibreOffice Math

Também como o Draw, não possui similar na suíte office é utilizado para trabalhar com fórmulas matemáticas. 


 
Você pode baixar diversos formatos no menu baixe já do site https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/
 

Você encontrará imagens para serem gravadas em DVD ou ainda a versão portátil para carregar no Pendrive. 
 

No site existe informação descrevendo cada aplicativo e ainda no facebook temos algumas comunidades voltadas ao LibreOffice com membros que debatem questões do quotidiano. Basta procurar nas pesquisas do face.


Enfim, minha experiencia está mais ligada ao Writer e Calc de início pois eles envolvem mais meu uso diário e quis relatar para vocês essa experiencia. 

As vezes no acomodamos com aquilo que utilizamos todos os dias e não abrimos nossos horizontes para outras alternativas e vi nesse estudo uma maneira de conhecer ainda mais dessa nova suíte de aplicativos. 
 

Conforme for tendo outras experiencias até com outros aplicativos eu vou postando.

Projeto de Lei Agrotóxicos

Polêmica projeto de lei dos agrotóxicos 




 Fonte: Google Imagens
 
Com a Copa do Mundo, a televisão dá espaço prioritário para os jogos. 

 
Porém, o governo vai trabalhando, agora o Poder Legislativo vem propondo algumas alterações trazida pelo PL 6299/2002, buscando desburocratizar, liberando licenças temporárias para uso de alguns agrotóxicos, atualmente uma licença de uso demora em torno de oito anos. 


A empresa fabricante do produto deve apresentar estudos sobre o risco de utilização tentando trabalhar dentro de um risco controlado. 

A medida altera o nome de agrotóxicos para defensivos agrícolas ou produtos fitossanitários.


O processo de aprovação do uso dos agrotóxicos que é feito por 3 órgãos como a ANVISA, Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, de acordo com o projeto de lei essa aprovação será feita somente pelo Ministério da Agricultura.

O projeto tenta desburocratizar e facilitar a utilização desses produtos. 


O Brasil é um país complicado pela burocracia que oferece em todos os setores nos quais nos deparamos, mas por mais que isso ajude, o risco é enorme de haver um aumento de doenças e câncer. 

 Fonte: Google Imagens

O câncer, não está mais escolhendo idade pois pessoas jovens vêm adoecendo e até crianças. 
O caminho não é desburocratizar, mas sim realmente se estudar a fundo o agrotóxico que será autorizado a ser utilizado. 
Esse estudo deve envolver não só a composição química, se ele apresenta alguma mutação genética ou o desenvolvimento de células cancerosas deve envolver o impacto no meio ambiente que causará.

Ao utilizar o produto na lavoura a água, os animais, os produtos e principalmente o produtor que está trabalhando com o produto. 


Fonte: Google Imagens


Mesmo usando os EPIS pois ele somente os utiliza na hora da pulverização e em outras etapas da produção ele estará em contato direto com o agrotóxico.

Produtores rurais e empregados adoecem e morrem de doenças causadas pela aplicação desses agrotóxicos. 

Vejamos, se outros países baniram o uso de algum determinado agrotóxico provavelmente já foi feito algum estudo sobre ele e se constatou que ele era nocivo. 

Portanto devemos tomar de exemplo e não utilizarmos em nosso País.

É importante que se tome decisões com sensatez e o mínimo de amor pelo País e pelas pessoas que vivem nele. 

Nossos cachorros, mais que amigos e companheiros  Olá a todos, estou escrevendo esse texto para o nosso blog que é um espaço onde vou ...